O Sistema AlertaBlu representa as atividades desenvolvidas pela equipe da Diretoria de Meteorologia da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Blumenau. Em março de 2014 iniciaram-se as atividades do AlertaBlu, que tem como principal objetivo a emissão de aviso e alertas meteorológicos à população e aos órgãos Municipais sempre que há a previsão de ocorrência de evento intensos de caráter meteorológicos, climatológicos ou hidrológicos, auxiliando na tomada de decisões.
O Sistema AlertaBlu conta com uma rede de 18 estações telemétricas espalhadas pelo município, sendo 16 pluviométricas, que medem apenas o volume de chuva, 1 estação meteorológica que mede além da chuva também temperatura e umidade do ar e a direção e intensidade do vento e 1 estação hidrometeorológica que faz medições do nível do rio Itajaí-Açú e de chuva. Além disso, o Sistema conta com duas repetidoras e um serviço para recepção e processamento de dados e também um modelo de previsão do tempo específico para a cidade. Estas estações enviam a cada 15 minutos os dados observados para a central do AlertaBlu localizada no prédio principal da Prefeitura, favorecendo o monitoramento em tempo real.
A equipe do AlertaBlu é composta de meteorologistas, técnico em meteorologia, agente administrativo e analista de informática que trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana em regime de escala. As informações geradas pelo Sistema são divulgadas pelo website do AlertaBlu, pelo APP AlertaBlu disponível para Android e iOS e, ainda, pelas mídias sociais da Defesa Civil (@DefesaCivilBNU).