Última atualização: 07/11/2023 08:18
Retrospectiva de Outubro de 2022
A climatologia do mês de Outubro em Blumenau indica precipitação em torno dos 136 mm, durante esse mês a chuva ocorre devido à passagem de frentes frias, cavados, sistemas de baixa pressão e circulação marítima. Neste mês, a chuva ficou bem acima da média esperada, foram observados 454,5 mm de chuva no Município, o que representa 234,2% acima da normal climatológica do mês de outubro. O maior aporte de umidade sobre o leste de SC, a atuação de diversos sistemas de baixa pressão, a passagem de frentes frias juntamente com a influência do fenômeno El Niño, favorecem o suporte para a ocorrência dos altos volumes de precipitação observados no Município e os 27 dias de céu encoberto. De maneira geral, a chuva foi homogênea e bem distribuída entre as regiões do Município, sendo que o maior acumulado mensal foi observado na estação Jordão com 494,8 mm e o menor com 401,2 mm na estação da Itoupava Central, conforme pode ser visto na Figura 1.
Figura 1: Acumulados de chuva nas estações pluviométricas em outubro de 2023. Fonte: AlertaBlu/PMB;
A Figura 2 apresenta a chuva diária registrada pela rede de estações pluviométricas do AlertaBlu. O acumulado mensal de outubro ficou bem acima da normalidade, a chuva ocorreu de forma mal distribuída ao longo do mês, com 8 dias de chuva mais significativos. Sendo que os episódios dos dias 04, 07, 12 e 28 de outubro ocasionaram inundações graduais (enchentes) em Blumenau e em outras cidades do Vale do Itajaí. O rio Itajaí-Açú ultrapassou a cota de 8 metros por 4 vezes ao longo de outubro no Município, fato que nunca ocorreu na cidade de Blumenau desde 1852 quando começaram os registros de enchentes. Além disso, o Município registrou a maior enchente dos últimos 12 anos, quando no dia 12 de outubro de 2023 o rio chegou a 10,76 m.
No dia 04, a atuação de áreas alongadas de baixa pressão e, posteriormente, a passagem de uma frente fria favoreceram a ocorrência de chuva volumosa e persistente em Blumenau, sendo que todas as estações do Município registraram acumulado diário de chuva acima de 76 mm/dia. Nos dias 07, 08, 11, 12, 16, 28 e 29 de outubro, a atuação de sistema de baixa pressão e a passagem de frentes frias, ocasionaram, novamente, precipitação de caráter persistente com intensidade moderada que resultaram em expressivos volumes de chuva. Com destaque, para o dia 12 de outubro, o segundo dia mais chuvoso do mês, todas as estações registraram acumulados de chuva acima de 63 mm/dia. Foi registrada chuva fraca e isolada com baixos volumes acumulados durante 17 dias do mês de outubro, reflexo da persistente atuação da circulação marítima. O tempo firme predominou sobre região de Blumenau em apenas 4 dias do mês de outubro devido a influência de massas de ar seco.
Figura 2: Chuva diária registrada na rede de estações pluviométricas em outubro de 2023. Fonte: AlertaBlu/PMB;
Com relação às temperaturas, a mínima ficou 0,9ºC abaixo da média climatológica devido a grande quantidade de dias com a presença de nebulosidade que dificultou o declínio da temperatura durante os dias do mês de outubro. Isto se explica, principalmente, pela atuação mais constante da circulação marítima sobre a região de Blumenau. Ao total, foram 27 dias de céu encoberto, isso também refletiu na temperatura máxima que ficou cerca de 3ºC abaixo da normal climatológica esperada para o mês de outubro em Blumenau. A tarde mais aquecida ocorreu no dia 29/10, quando a temperatura alcançou 32,9°C. Já a menor temperatura registrada na estação Parque Ramiro Ruediger foi de 14,7ºC no dia 14 de outubro, como mostra a Figura 3.
Figura 3: Temperaturas mínimas e máximas observadas em Blumenau no mês de outubro de 2023 pela estação Parque Ramiro Ruediger. Fonte: AlertaBlu/PMB;
CONDIÇÃO OCEÂNICA
A região do Pacífico Equatorial conhecida como Niño 3.4 (região de referência para análise dos fenômenos El Niño e La Niña) apresentou anomalia mensal de outubro da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) de 2,9ºC (Figura 4) e trimestral (AGO/SET/OUT) de 1,5°C. De acordo com o último relatório divulgado pelo CPC/NOAA, as condições de El Niño são observadas.
As simulações climáticas indicam que o aquecimento do oceano vai continuar em toda a região do Pacífico Equatorial nos próximos meses, com pico ocorrendo no período do verão de 2023/2024 (trimestre NDJ), caracterizando um evento de El Niño de forte intensidade.
Figura 4: Anomalia da temperatura da superfície do mar (TSM) observada no mês de outubro/2023. Fonte: AlertaBlu;
PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL
No mês de novembro chove em média 137 mm em Blumenau. A precipitação é causa por sistemas de baixa pressão, cavados (área alongada de baixa pressão), sistemas convectivos de mesoescala (SCMs) e frentes frias. Devido a aproximação com o verão, as tardes vão se tornando mais quentes favorecendo aumento da atividade convectiva (movimento ascendente causado pelo calor) em relação aos meses anteriores, o que propícia condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas e temporais isolados, sobretudo entre as tardes e noites. Apesar disso, a circulação marítima ainda atua durante alguns dias ocasionando céu encoberto e chuva fraca e isolada.
Os modelos de previsão climática indicam volumes acima da normal climatológica para o mês de novembro de 2023, sendo que na primeira semana do mês a condição é para chuva menos freqüente devido à atuação de massas de ar mais secas sobre SC. Já a partir da segunda semana em diante, a tendência é que a chuva volte a ficar mais frequente sobre SC, no decorrer de novembro o padrão mais típico de verão predomina sobre a região de Blumenau, com calor ganhando mais força durante as tardes, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas. Além disso, ressalta-se que os temporais ocorrem com maior freqüência no mês de novembro (maior aquecimento) e, por vezes, associados à chuva intensa em curto intervalo de tempo, rajadas momentâneas de vento forte, descargas elétricas e, até mesmo, queda de granizo de forma pontual.
Com relação às temperaturas, estas devem ficar acima da média climatológica. No decorrer de novembro, as tardes tendem a ficar cada vez mais aquecidas. Ainda assim, dias com céu encoberto e temperaturas mais baixas poderão ser registradas devido à entrada de umidade vinda do oceano (circulação marítima).
Emily Ramos / Gabriel Cassol / Tatiane Martins
Meteorologistas
Defesa Civil de Blumenau / PMB