Última atualização: 01/10/2024 17:29
RETROSPECTIVA DE SETEMBRO DE 2024
No mês de setembro de 2024 a chuva ficou um pouco abaixo da normalidade, com um total de 117,9 mm acumulados no Município, o que representa aproximadamente 7,9% abaixo do esperado para o mês, sendo que o normal é cerca de 128 mm. Ao longo do mês, a frequência da chuva foi irregular, ou seja, foram poucos os dias com registro de precipitação, devido à presença de bloqueios atmosféricos que impediram o avanço e a formação de novos sistemas meteorológicos, resultando na atuação prolongada de massas de ar seco ao longo de setembro. Ao longo do mês, foi observada a atuação da circulação marítima e passagem de frentes frias. Contudo, uma vez que os sistemas precipitantes foram de natureza dinâmica e de grande dimensão horizontal, a chuva ocorreu de forma homogênea entre as regiões Município. O maior acumulado de precipitação ocorreu na estação Nova Esperança com 164 mm e a menor 95,4 mm na estação Nova Rússia, conforme mostra a Figura 1.
Figura1: Acumulados de chuva nas estações pluviométricas em setembro de 2024. Fonte: Defesa Civil de Blumenau/PMB;
A Figura 2 apresenta a chuva diária registrada pela rede de estações pluviométricas da Defesa Civil de Blumenau, sendo possível ver a distribuição irregular ao longo do mês. Em grande parte do mês predominou a ocorrência de bloqueios atmosféricos estabelecendo uma ampla massa de ar seco sobre SC. Apenas dois eventos significativos de precipitação ocorreram em Blumenau, o primeiro entre os dias 14 e 16/09, devido à atuação de um sistema de baixa pressão sobre SC resultando no maior acumulado de chuva em 24 horas do mês de setembro, foram 62 mm na estação Nova Esperança. O segundo evento ocorreu entre os dias 19 e 20/09, devido à atuação de uma frente fria posicionada entre RS e SC.
Figura 2: Chuva diária registrada na rede de estações pluviométricas em setembro de 2024. Fonte: AlertaBlu/PMB;
Com relação às temperaturas, a mínima e a máxima ficou dentro da média climatológica para o mês, reflexo da presença de nebulosidade em grande parte do mês e da atuação de massas de ar seco que proporcionaram tardes mais aquecidas. A tarde mais quente ocorreu no dia 11/09, quando a temperatura alcançou 33,7°C. Já a menor temperatura registrada na estação do Parque Ramiro Ruediger foi de 13,1ºC no dia 02/09, como mostra a Figura 3.
Figura 3: Temperaturas mínimas e máximas observadas em Blumenau no mês de setembro de 2024 na estação Parque Ramiro Ruediger. Fonte: Defesa Civil de Blumenau/PMB;
CONDIÇÃO OCEÂNICA
A região Equatorial do oceano Pacífico conhecida como Niño 3.4 (região de referência para análise dos fenômenos El Niño e La Niña) apresentou anomalia mensal de setembro da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) de -0,4ºC (Figura 3) e trimestral (JUN/JUL/AGO) de 0,1°C. De acordo com o último relatório divulgado pelo CPC/NOAA, as condições de Neutralidade são observadas. Para o trimestre de OUT/NOV/DEZ é esperado que o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial continue ganhando força gradualmente e com possibilidade de configuração do fenômeno La Niña.
Figura 4: Anomalia da temperatura da superfície do mar (TSM) observada no mês de setembro/2024. Fonte: CPC/NOAA;
PREVISÃO CLIMÁTICA MENSAL DE SETEMBRO DE 2024
O mês de outubro apresenta uma média de precipitação em torno de 136 mm em Blumenau. Os principais sistemas meteorológicos causadores de precipitação são os sistemas de baixa pressão, cavados (área alongada de baixa pressão), frentes frias, convecção (calor), além da circulação marítima que ocasiona dias de céu encoberto com chuva fraca e temperatura mais amena. Nesse período, a combinação do calor e alta umidade favorece uma maior ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas e também o risco para temporais isolados. A previsão climática indica que a chuva em outubro tende a ficar próxima a acima da média climatológica. A partir da segunda semana do mês, a chuva passa a ficar mais frequente em SC, com a passagem de frentes frias, sistema de baixa pressão, cavados e a atuação recorrente da circulação marítima.
A temperatura no mês de outubro tende a ficar próxima a acima da média climatológica, tanto as mínimas quanto as máximas. Ao longo do mês, as massas de ar seco e quente sobre SC favorecem dias de predomínio de sol e as tardes ficam cada vez mais aquecidas com sensação de abafamento. Ainda assim, dias com céu encoberto e temperaturas mais amenas poderão ser registradas, devido ao transporte de umidade do mar. Neste período, as temperaturas mínimas não são tão baixas no amanhecer, por conta da presença de nebulosidade noturna ocasionada pela circulação marítima, pois as nuvens funcionam como um termorregulador, dificultando o resfriamento da atmosfera durante as noites.
Gabriel Cassol / Emily Ramos / Tatiane Martins
Meteorologistas
Defesa Civil de Blumenau / PMB